"A vida na América Latina não importa?": Latin NCAP dá nota zero ao Citroën Basalt e critica duramente a Stellantis

"Estrutura Instável": Citroën Basalt Tira Nota Zero em Teste de Segurança e Aumenta Crise da Stellantis
O recém-lançado Citroën Basalt , SUV cupê produzido no Brasil, recebeu a pior avaliação possível no mais recente teste de colisão do Latin NCAP, divulgado nesta terça-feira (14): zero estrelas. O resultado acende um alerta sobre a segurança do modelo, que apresentou falhas graves, incluindo uma "estrutura instável" e proteção deficiente para os ocupantes.
Mesmo equipado de série com quatro airbags e controle de estabilidade (ESC), o Basalt não atingiu a pontuação mínima necessária em categorias cruciais, como proteção de adultos e tecnologias de assistência à segurança. O resultado decepcionante coloca toda a linha de modelos nacionais da Citroën — C3, Aircross e agora o Basalt — com nota zero no programa de segurança.

Por que o Basalt Zerou no Teste?
O Latin NCAP apontou uma série de falhas críticas durante as avaliações de impacto:
- Estrutura Instável: No impacto frontal, a estrutura do habitáculo foi considerada "instável" e incapaz de suportar cargas maiores.
- Falha no Cinto de Segurança: O pré-tensor do cinto de segurança do passageiro dianteiro não funcionou corretamente, resultando em proteção fraca para o peito.
- Proteção Lateral Deficiente: A ausência de airbags de cortina impediu a realização do teste de poste. No impacto lateral, a cabeça do boneco infantil (representando uma criança de 3 anos) atingiu o interior do veículo.
- Falta de Equipamentos Básicos: O modelo não possui um interruptor para desativar o airbag do passageiro e o alerta de cinto de segurança funciona apenas para o motorista, descumprindo os requisitos do programa.

Latin NCAP Critica Stellantis e Diferença para a Índia
O resultado gerou duras críticas do Latin NCAP à Stellantis. Alejandro Furas, Secretário Geral da entidade, questionou a diferença de tratamento da empresa com os mercados: "Com este resultado, fica claro que, para a Stellantis, a vida dos consumidores da América Latina e do Caribe não importa tanto quanto a dos consumidores da Índia". Na Índia, o Basalt é vendido com seis airbags de série e obteve quatro estrelas em um teste local (Bharat NCAP), que possui protocolos diferentes.

Com a nota zero do Basalt, o histórico da Stellantis na região se agrava: desde 2020, nenhum dos dez modelos do grupo avaliados pelo Latin NCAP superou a marca de duas estrelas.
