BMW desafia futuro elétrico e afirma: “Motores a combustão são a base do nosso negócio”

Enquanto muitas montadoras anunciam prazos para o fim da produção de veículos a combustão, a BMW segue na contramão dessa tendência.

BMW desafia futuro elétrico e afirma: “Motores a combustão são a base do nosso negócio”

A fabricante alemã declarou que os motores a combustão continuarão sendo fundamentais para o seu modelo de negócios, inclusive como fonte de financiamento da própria transição energética rumo à mobilidade elétrica.

Estratégia clara: combustão financia o futuro

Segundo Klaus von Moltke, chefe da fábrica da BMW em Steyr (Áustria), os motores a combustão ainda têm papel crucial dentro da empresa. “Eles continuarão sendo a base do nosso negócio”, declarou o executivo ao jornal alemão Automobilwoche.

A unidade de Steyr é uma das mais importantes da BMW no setor de motorização. Só em 2024, foram produzidos mais de 1,2 milhão de motores — de 3 a 8 cilindros — com grande parte destinada a modelos de alto desempenho e SUVs da marca.

Combustíveis sustentáveis: HVO100 em destaque

A BMW também está apostando em alternativas para reduzir o impacto ambiental dos veículos com motor a combustão. Um dos destaques é o HVO100, um diesel renovável feito a partir de óleos vegetais hidrogenados.

Esse combustível pode reduzir em até 90% as emissões de CO₂ em comparação ao diesel convencional, além de oferecer vantagens como:

  • Melhor desempenho em partidas a frio
  • Menor emissão de partículas poluentes
  • Redução do risco de contaminação microbiana no tanque

O HVO100 já é utilizado em testes e aplicações reais na Alemanha e vem ganhando força como solução de transição.

Motores elétricos seguem em evolução

Mesmo com o foco contínuo na combustão, a BMW não deixou de investir pesado nos carros elétricos. A marca iniciou a produção de motores elétricos de sexta geração, que equiparão a nova família de veículos Neue Klasse incluindo o futuro BMW iX3, previsto para o final de 2025.

Atualmente, a BMW já conta com 17,4% de suas vendas globais compostas por modelos elétricos (dados de 2024). No primeiro trimestre de 2025, essa participação subiu para 19%, considerando também Mini e Rolls-Royce.

A meta é ambiciosa: alcançar 50% de participação elétrica até 2030.

Um equilíbrio entre presente e futuro

A fala de von Moltke reforça a abordagem realista da BMW diante da transformação do setor automotivo. “Nosso objetivo é sermos flexíveis e eficientes, independentemente do rumo político ou das regulamentações ambientais. Estamos prontos para atender qualquer demanda.”

A montadora segue desenvolvendo motores híbridos e plug-in, como o futuro BMW M5 V8 PHEV, e garante que estará preparada para todas as rotas tecnológicas possíveis — desde combustíveis limpos até 100% elétricos.

A BMW mostra que é possível caminhar rumo à eletrificação sem abandonar o que sustenta financeiramente a operação no presente. Com motores a combustão modernos, combustíveis alternativos e uma linha crescente de elétricos, a montadora aposta em uma transição sólida, rentável e gradual.

Enquanto outras marcas decretam datas para o fim do motor a combustão, a BMW aposta em eficiência, adaptação e lucidez estratégica.