BYD inunda o mercado automotivo brasileiro com mais três navios

BYD inunda o mercado automotivo brasileiro com mais três navios
BYD Shenzhen - Créditos: BYD/Divulgação

A montadora chinesa BYD segue firme em sua ofensiva para conquistar o mercado automotivo brasileiro. Em mais uma grande operação logística, a empresa trouxe ao país aproximadamente 23 mil veículos elétricos e híbridos, distribuídos em três navios: Explorer No.1, Hefei e Shenzhen. As embarcações atracaram recentemente em portos estratégicos como Aracruz (ES) e Suape (PE).

BYD Shenzhen: o maior navio automotivo do mundo

Entre os navios que chegaram, o destaque vai para o BYD Shenzhen, considerado o maior navio automotivo do mundo. Com impressionantes 219,9 metros de comprimento e 12 conveses, ele tem capacidade para transportar até 9.200 veículos de uma só vez, o que representa um avanço logístico significativo na atuação global da BYD.

BYD Explorer 01 que já embarcou no Brasil – Créditos: BYD/Divulgação

Modelos populares já circulam no país

Os veículos trazidos nessa leva incluem os populares BYD Dolphin, Yuan Plus e Song Plus, modelos que têm ganhado forte adesão entre os consumidores brasileiros, especialmente pelo apelo sustentável e custo-benefício em comparação com rivais de outras marcas.

BYD Dolphin
Foto: Divulgação

Estratégia para fugir dos novos impostos

O movimento da BYD acontece em um momento estratégico. A partir de julho de 2025, o governo brasileiro aumentará as alíquotas de importação para veículos eletrificados:

  • Elétricos puros: de 18% para 25%
  • Híbridos comuns: de 25% para 30%
  • Híbridos plug-in: de 20% para 28%

Antecipando-se a esse cenário, a montadora chinesa intensifica os envios para o Brasil, reduzindo o impacto tributário e tornando seus modelos ainda mais competitivos.

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Nova fábrica em Camaçari (BA)

Além das importações em massa, a BYD avança com as obras da sua nova fábrica em Camaçari, na Bahia, onde funcionava a antiga planta da Ford. A previsão é que a produção local comece no segundo semestre de 2025, com capacidade de até 300 mil veículos por ano. A produção nacional incluirá modelos como o Dolphin, Yuan Plus e Song Plus DM-i.

Canteiro de obras da nova fábrica de veículos elétricos da BYD em Camaçari, Bahia, em 17 de novembro de 2024. REUTERS/Adriano Machado

A BYD quer ser líder no Brasil

Com investimentos robustos, logística agressiva e um portfólio em expansão, a BYD demonstra que quer ir além de apenas participar do mercado: ela quer liderar o segmento de eletrificados no Brasil. O cenário é favorável, com consumidores cada vez mais conscientes e infraestrutura de recarga crescendo em grandes cidades.