Carro voador da Embraer: como vai funcionar o eVTOL EVE-100 a partir de 2026

Carro voador da Embraer: como vai funcionar o eVTOL EVE-100 a partir de 2026

A Embraer, por meio de sua subsidiária Eve Air Mobility, está desenvolvendo um carro voador 100% elétrico que promete transformar a mobilidade urbana: o EVE-100, uma aeronave do tipo eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical). O modelo está previsto para entrar em operação em 2026 e já atrai olhares de investidores e futuros usuários ao redor do mundo.

O que é o EVE-100, o carro voador da Embraer?

O EVE-100 é um veículo aéreo elétrico projetado para decolar e pousar verticalmente, como um helicóptero, mas com muito mais eficiência e segurança. Ele será usado principalmente em trajetos urbanos de curta distância, como deslocamentos entre centros financeiros, aeroportos e polos corporativos.

O projeto visa reduzir o trânsito nas grandes cidades, oferecer uma alternativa ao transporte tradicional e ajudar a criar um ecossistema de mobilidade aérea urbana (UAM, na sigla em inglês).

Carro voador da Embraer

Como é o funcionamento e a autonomia do EVE-100?

O EVE-100 conta com:

  • Oito hélices verticais para decolagem e pouso
  • Asas fixas para o voo em cruzeiro
  • Um empurrador elétrico traseiro com motores duplos
  • Zero emissão de carbono e ruído 90% menor que helicópteros
  • Autonomia de até 100 km por carga

O veículo terá capacidade inicial para quatro passageiros e um piloto. No futuro, com a aprovação de voos autônomos, a capacidade poderá aumentar para seis passageiros, sem necessidade de piloto a bordo.

Como será a operação dos voos urbanos?

As viagens com o EVE-100 funcionarão de forma semelhante a aplicativos de transporte atuais. O usuário poderá:

  • Reservar o voo diretamente pelo celular
  • Pagar via app
  • Escolher o vertiponto de embarque mais próximo

Os voos acontecerão a partir de vertipontos, estruturas específicas para decolagem, pouso, recarga de baterias e manutenção — como helipontos, mas adaptados para aeronaves elétricas.

Será preciso uma CNH para pilotar?

Não. Para operar o EVE-100, o piloto precisará de uma licença específica de aviação, que está sendo desenvolvida por órgãos como:

  • Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)
  • Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo)
  • Abag (Associação Brasileira de Aviação Geral)

Essas instituições também estão trabalhando na criação de normas de segurança e regras para o tráfego aéreo urbano, garantindo que o novo modelo de transporte seja seguro e regulamentado.

Quanto custará e quem poderá usar?

A Eve já possui 2.850 unidades reservadas do EVE-100, com preço estimado de US$ 3 milhões por unidade (cerca de R$ 14,9 milhões). No entanto, a proposta é que o serviço de transporte aéreo seja acessível ao público, com preços similares aos de uma corrida de aplicativo como Uber ou 99.

Empresas de transporte, aeroportos e operadores logísticos já estão na fila para adotar a tecnologia.

Conclusão

O EVE-100 da Embraer é um dos projetos mais avançados de mobilidade aérea urbana no mundo. Com previsão de lançamento em 2026, o veículo promete mudar a forma como as pessoas se deslocam nas cidades, reduzindo congestionamentos, tempo de viagem e impactos ambientais.

Com tecnologia nacional e padrão internacional, o carro voador da Embraer pode ser um divisor de águas no transporte do futuro — e o futuro está logo ali.