Chevrolet Captiva PHEV: versão híbrida plug-in pode chegar ao Brasil em breve

A Chevrolet está ampliando sua presença no segmento de eletrificados e estuda trazer ao Brasil a Captiva PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle).

Chevrolet Captiva PHEV: versão híbrida plug-in pode chegar ao Brasil em breve
Foto: Divulgação

A informação surge em meio ao anúncio oficial da Captiva elétrica (EV) para o mercado nacional, previsto para 2025, e reforça a intenção da marca em oferecer mais opções com foco em eficiência energética.

Por que a Captiva híbrida plug-in faz sentido?

A versão PHEV surge como uma alternativa ideal para países da América do Sul, como o Brasil, onde a infraestrutura de recarga ainda é limitada. O modelo permite ao motorista rodar por longos trechos no modo 100% elétrico, mas sem a preocupação de ficar sem bateria, já que conta com motor a combustão para ampliar a autonomia.

Além disso, há possibilidade de incentivos fiscais para veículos híbridos em alguns estados e países vizinhos, o que aumenta sua atratividade.

Chevrolet Captiva PHEV interior
Foto: Divulgação

Plataforma compartilhada com o Wuling Starlight S

A nova Captiva é baseada no Wuling Starlight S, SUV desenvolvido pela SAIC-GM-Wuling na China. Ele serve como base para a versão elétrica e também para a futura PHEV. Suas dimensões são generosas:

  • 4,74 m de comprimento
  • 1,89 m de largura
  • 1,68 m de altura
  • 2,80 m de entre-eixos

O espaço interno é um dos destaques, com conforto para passageiros e amplo porta-malas.

Chevrolet Captiva PHEV interior
Foto: Divulgação

Motorização e autonomia

A Captiva PHEV combina um motor 1.5 litro ciclo Atkinson com um motor elétrico, totalizando cerca de 201 cavalos de potência e 31 kgfm de torque. A bateria de 20,5 kWh oferece autonomia de até 130 km no modo 100% elétrico (ciclo chinês CLTC).

Isso significa que, para uso urbano diário, muitos motoristas poderão rodar sem consumir uma gota de gasolina.

Comparativo com Captiva EV

EspecificaçãoCaptiva EV (Elétrica)Captiva PHEV (Híbrida Plug-in)
Potência204 cv201 cv (combinados)
Bateria60 kWh20,5 kWh
Autonomia elétricaAté 510 km (CLTC)Até 130 km (CLTC)
Reabastecimento100% elétricoElétrico + gasolina
Lançamento no BrasilConfirmado para 2025Em estudo

Preço e posicionamento

O modelo deve se posicionar entre o Tracker topo de linha (R$ 280 mil) e a Captiva elétrica, que deve custar por volta de R$ 440 mil. Ou seja, a Captiva PHEV pode ser uma alternativa interessante na faixa de R$ 320 mil a R$ 390 mil, disputando espaço com rivais como:

  • BYD Song Plus DM-i
  • Haval H6 PHEV
  • JAC E-JS4

Vantagens da Captiva PHEV

  • Alta autonomia elétrica para uso urbano
  • Economia de combustível em trajetos curtos
  • Tecnologia híbrida avançada com bom desempenho
  • Possível isenção de IPVA e rodízio, a depender da cidade/estado
Chevrolet Captiva PHEV traseira
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Desafios

  • Preço de entrada alto, exigindo pacote de equipamentos premium
  • Rede de assistência técnica ainda concentrada nos grandes centros
  • Concorrência crescente com marcas chinesas agressivas no mercado
Chevrolet Captiva PHEV frontal
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A chegada da Chevrolet Captiva PHEV ao Brasil é uma aposta acertada da marca. O modelo preenche uma lacuna importante no portfólio, oferecendo eletrificação sem dependência total da infraestrutura de recarga. Se confirmada, será uma excelente opção para quem deseja um SUV moderno, eficiente e preparado para o futuro – mas com a segurança de um motor a combustão como reserva.