Fiat vai relançar o Uno por R$ 30 mil? Entenda a verdade por trás do boato que viralizou
Imagem do Fiat Grande Panda europeu foi usada de forma enganosa em notícia falsa sobre suposto novo Uno no Brasil. Valor sugerido é irreal para o cenário atual.

Nos últimos dias, uma suposta notícia afirmando que a Fiat lançaria um novo Uno no Brasil por apenas R$ 30 mil viralizou nas redes sociais, grupos de WhatsApp e até mesmo em sites com grande audiência. Mas será que esse relançamento é real? A resposta curta é: não.
A informação é falsa e utiliza, de forma indevida, imagens do Fiat Grande Panda, modelo recém-apresentado na Europa. A alegação de que o carro chegaria ao mercado nacional por um preço tão baixo não se sustenta diante dos custos atuais da indústria automotiva no Brasil.
Por que o novo Uno de R$ 30 mil é impossível?
Atualmente, o veículo mais acessível da Fiat no país é o Mobi, cujo valor parte de R$ 80.990 (ou R$ 69.975 em ações promocionais). Isso significa que nenhum modelo novo homologado e equipado com os itens de segurança obrigatórios — como airbags, freios ABS e controle de estabilidade — pode ser vendido por R$ 30 mil.
Somam-se a isso os custos de produção, exigências de emissões e normas técnicas que encarecem significativamente o preço final dos veículos.
O que é o Fiat Grande Panda?
O modelo utilizado nas imagens da falsa notícia é o Fiat Grande Panda, um hatch compacto moderno desenvolvido na Europa pela Stellantis. Fabricado sobre a plataforma Smart Car, o veículo conta com versões híbridas-leves (motor 1.2 turbo) e uma opção elétrica de 113 cv, com autonomia de até 320 km no padrão WLTP.

Na Europa, o Grande Panda custa a partir de 18.900 euros, o equivalente a R$ 121 mil na cotação atual — sem considerar impostos ou taxas de importação para o Brasil. Ou seja, quatro vezes mais caro do que os R$ 30 mil sugeridos na fake news.
Fiat prepara novo hatch para o Brasil, mas com outro nome e preço realista
Apesar da informação falsa, a Fiat de fato prepara o lançamento de um novo hatch compacto no mercado brasileiro. O modelo será uma versão adaptada do Grande Panda, com produção local e foco no mercado latino-americano, provavelmente para substituir o Argo e o Mobi.
O nome do novo carro ainda não foi definido. A montadora tem deixado para trás nomes icônicos como Uno, Palio e Siena, optando por nomenclaturas inéditas, como Pulse, Fastback e Titano.
Ainda que a nova aposta da Fiat traga uma plataforma moderna e, possivelmente, algum nível de eletrificação leve, não há chance de o preço inicial girar em torno dos R$ 30 mil. Essa faixa de valor já está completamente fora da realidade do mercado automotivo nacional.