Flagra: novo SUV baseado no Chevrolet Onix é visto em testes no Brasil

Modelo chega em breve para disputar mercado com VW Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian, mirando o público que busca SUVs mais acessíveis.

Flagra: novo SUV baseado no Chevrolet Onix é visto em testes no Brasil
Foto de: @placaverde

Após anos de especulação, finalmente surgiu o primeiro registro do novo SUV compacto da Chevrolet, derivado do Onix. O protótipo foi flagrado rodando camuflado nas ruas brasileiras, em imagens divulgadas pelo perfil @placaverde no Instagram. O modelo estreia para competir diretamente com opções como o Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian, focando em uma faixa de preço em torno dos R$ 100 mil.

Novo SUV será a opção de entrada abaixo do Tracker

Enquanto a Chevrolet prepara o Tracker reestilizado para disputar o topo do segmento com mais sofisticação, o novo SUV aproveita a base do Onix hatch para criar uma alternativa mais acessível. Apesar da camuflagem pesada, já é possível notar que o projeto não é totalmente novo, reaproveitando parte da estrutura e plataforma do Onix.

O visual seguirá a nova identidade da marca, com faróis divididos, grade frontal imponente e elementos inspirados em modelos como o Equinox a combustão e o Blazer EV. A traseira, ainda muito coberta, indica um desenho exclusivo. Racks de teto, maior altura em relação ao solo e rodas maiores são alguns dos diferenciais visuais já identificados.

Interior mais moderno e tecnologias herdadas de modelos superiores

Por dentro, a expectativa é que o novo SUV traga painel digital integrado à central multimídia, seguindo o padrão visto na nova Spin, S10 e Trailblazer. Espera-se também que versões mais completas contem com assistentes de condução, como frenagem automática de emergência e alerta de saída de faixa — recursos ausentes no Onix.

Itens como conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré e chave presencial também são cogitados para manter o padrão da marca em tecnologia embarcada.

Motorização e dimensões

O modelo deve ser equipado com o já conhecido motor 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta, que entrega até 121 cv com etanol e 18,9 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de seis marchas — o mesmo conjunto que equipa o Tracker.

Nas dimensões, o novo SUV deve ficar entre o Onix e o Tracker:

  • Onix Hatch: 4.163 mm (C) | 2.551 mm (E)
  • Novo SUV: intermediário
  • Tracker: 4.270 mm (C) | 2.570 mm (E)

Estratégia e investimento

Esse novo modelo faz parte do plano de investimento de R$ 7 bilhões da GM para o Brasil entre 2024 e 2028, sendo R$ 1,2 bilhão destinados à renovação da linha de compactos — incluindo o desenvolvimento desse SUV inédito.

A ideia da marca é ocupar um espaço estratégico abaixo dos SUVs compactos tradicionais, que ficaram maiores e mais caros, deixando uma lacuna para modelos de entrada com visual robusto e preço competitivo.

O novo SUV da Chevrolet baseado no Onix deve unir design atualizado, tecnologias modernas e motor eficiente, sem ultrapassar a barreira dos R$ 110 mil. A proposta é atender um público que quer subir para um SUV, mas sem pagar o valor cobrado por modelos maiores.

A estreia deve ocorrer nos próximos meses, e a expectativa é grande para ver como o modelo se posicionará frente à forte concorrência de marcas como VW, Fiat e Renault.