“Ninguém quer câmbio manual”, diz executivo da Hyundai sobre o futuro dos carros

O câmbio manual está com os dias contados. Pelo menos é o que afirma Tyrone Johnson, chefe técnico do Hyundai Motor Europe Technical Center, em entrevista à revista britânica CAR.

Muniz profile image
by Muniz
“Ninguém quer câmbio manual”, diz executivo da Hyundai sobre o futuro dos carros
Imagem: Hyundai

Com mais de 40 anos na indústria automotiva, o veterano declarou que os consumidores estão abandonando tecnologias analógicas em favor de soluções mais intuitivas e digitais.

“Ninguém mais quer câmbio manual, freio de mão ou instrumentos analógicos”, afirmou Johnson.

A fala do engenheiro escancara a transformação estrutural que está ocorrendo no setor automotivo, impulsionada principalmente pelos avanços nos carros elétricos, conectividade embarcada e novas expectativas de conforto e experiência ao dirigir.

Transição digital: o fim das alavancas e mostradores

Para o executivo, o público já deixou claro que está disposto a abrir mão de itens clássicos, como a alavanca do câmbio manual e o painel de instrumentos com ponteiros, em nome de:

  • Maior comodidade
  • Interface mais limpa e intuitiva
  • Melhor desempenho e eficiência energética

“O consumidor não quer mais se preocupar com trocas de marcha. Ele quer que tudo funcione de forma fluida e integrada”, resume Johnson.

Carros elétricos aceleram a evolução da indústria

Segundo Johnson, os veículos elétricos avançaram em dez anos o que os carros a combustão levaram cem para conquistar. Ele destaca o papel da eletrificação no desenvolvimento de novas soluções, principalmente em:

  • Software de suspensão
  • Interatividade no interior
  • Resposta imediata ao volante

“Vai ser bem interessante. Estamos vivendo uma revolução técnica silenciosa”, comentou o executivo.

Hyundai aposta na experiência digital ao volante

À frente da área técnica europeia da Hyundai, Kia, Genesis e da divisão esportiva Magma, Johnson lidera projetos focados em conectividade, performance e prazer ao dirigir.

Um dos exemplos mais emblemáticos da nova era é o Hyundai Ioniq 5 N, modelo elétrico esportivo que simula as sensações de uma transmissão DCT (dupla embreagem) por meio de software, com sons e vibrações controladas eletronicamente.

“Se você quer ir rápido, não há nada melhor do que um elétrico. Não entendo a nostalgia”, concluiu Johnson, rebatendo os puristas do câmbio manual.

O novo conceito de prazer ao dirigir

A visão da Hyundai reflete um movimento global: mais do que dirigir, o foco agora está em tornar a viagem uma experiência imersiva para todos os ocupantes — e não apenas para o motorista.

  • Cockpits digitais
  • Realidade aumentada no para-brisa
  • Personalização sonora e visual
  • Assistentes virtuais com IA embarcada

Tudo isso forma o novo padrão de condução, onde eficiência, conforto e interatividade caminham juntos.

Muniz profile image
por Muniz

Veja mais