Onde a Ford saiu, a BYD renasce: conheça a megafábrica na Bahia e o SUV que mudará o jogo

A antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA), um símbolo da indústria automotiva nacional, virou a página de sua história. Nesta quinta-feira (9), a BYD inaugurou oficialmente suas novas e modernas instalações no local, não para continuar um legado, mas para iniciar uma nova era: a da eletrificação em massa.
O evento, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do CEO mundial da BYD, Wang Chuanfu, não foi apenas uma cerimônia. Foi a apresentação da arma da marca para conquistar o Brasil: o BYD Song Pro, o primeiro SUV híbrido flex plug-in do mundo, desenvolvido para rodar com o nosso etanol.

Song Pro: A Revolução Híbrida com Etanol
A grande estrela do dia foi, sem dúvidas, o Song Pro. Apresentado em uma edição especial "COP30", o modelo carrega o marco de ser o veículo de número 14.000.000 produzido pela empresa globalmente.
Mas o que o torna tão especial para nós, brasileiros?
- Tecnologia Híbrida Flex: Desenvolvido em parceria entre engenheiros chineses e brasileiros, o Song Pro utiliza a tecnologia DM-i (Dual Mode Intelligent). Nela, o motor 1.5 flex abastecido com etanol atua principalmente como um gerador, alimentando a bateria e garantindo que o carro rode a maior parte do tempo no modo elétrico. É o melhor dos dois mundos: a eficiência do motor elétrico com a praticidade do etanol.
- Foco na Sustentabilidade: "O etanol é um diferencial estratégico do Brasil. Incorporá-lo à nossa tecnologia reforça o compromisso com a matriz renovável", destacou Tyler Li, presidente da BYD Brasil.
Este lançamento é um passo crucial na estratégia da marca, que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro.
Planos Audaciosos: De 150 mil para 600 mil carros por ano
A nova fábrica da BYD, a primeira da marca com capacidade de produção completa fora da Ásia, já nasce com planos ambiciosos.
Inicialmente, a unidade baiana irá montar modelos em regime SKD, onde os kits chegam parcialmente montados da China para finalização local. Os primeiros veículos a saírem da linha de montagem são o sucesso de vendas Dolphin Mini, além dos híbridos King e o próprio Song Pro.
A capacidade inicial é de 150 mil veículos por ano, com 1,5 mil colaboradores. No entanto, o CEO Wang Chuanfu surpreendeu ao anunciar que os planos são de duplicar essa capacidade para 300 mil e, futuramente, atingir a impressionante marca de 600 mil unidades anuais.
Essa expansão transformará Camaçari no principal polo de produção de carros elétricos e híbridos da BYD em toda a América Latina, solidificando a posição da montadora no cenário nacional e regional.