Peugeot elétrico? Chegou o E‑208 GTi estreia com 280 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 s
A Peugeot revelou oficialmente o E‑208 GTi, versão esportiva e elétrica do hatch compacto, durante as 24 Horas de Le Mans em junho de 2025.

Compacto esportivo 100% elétrico resgata o lendário emblema GTi com visual agressivo e desempenho surpreendente
Com 280 cv de potência, design agressivo e foco total na dirigibilidade, o modelo marca o retorno triunfante da sigla GTi — agora no universo elétrico.
A Peugeot revelou oficialmente o E‑208 GTi, versão esportiva e elétrica do hatch compacto, durante as 24 Horas de Le Mans em junho de 2025. Com 280 cv de potência, design agressivo e foco total na dirigibilidade, o modelo marca o retorno triunfante da sigla GTi — agora no universo elétrico.

Desempenho que impressiona
O novo Peugeot E‑208 GTi traz motor elétrico capaz de entregar 280 cv (206 kW) e 345 Nm de torque, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos. A velocidade máxima é limitada a 180 km/h, e a entrega de força é instantânea, como se espera de um esportivo elétrico.
O modelo conta ainda com diferencial de deslizamento limitado, suspensão esportiva e freios dimensionados com discos de 355 mm na dianteira, reforçando o caráter dinâmico e esportivo.

Estilo GTi com toque moderno
O visual do E‑208 GTi traz referências diretas à linhagem clássica dos GTi, como o 205 GTi, ícone dos anos 1980. A carroceria é 30 mm mais baixa, com vias alargadas — 56 mm na dianteira e 27 mm na traseira. Detalhes exclusivos, como rodas aro 18 com desenho "hole wheels", pinças de freio vermelhas e acabamentos em vermelho GTi, dão o tom esportivo.
Por dentro, o interior traz bancos esportivos, volante compacto, acabamento em Alcantara, iluminação ambiente vermelha e tapetes exclusivos GTi.

Autonomia e bateria
O E‑208 GTi utiliza uma bateria de 54 kWh, com autonomia estimada em 350 km no ciclo WLTP. O sistema de gestão térmica foi otimizado para manter o desempenho em condições severas, como uso em pista.
A recarga rápida via corrente contínua (DC) chega a até 100 kW, permitindo recuperar 20% a 80% da carga em menos de 30 minutos. Em estações domésticas, o carregamento completo leva aproximadamente 4 horas e 40 minutos com carregador de 7,4 kW.
Desenvolvido pela Peugeot Sport
O desenvolvimento ficou a cargo da Peugeot Sport, divisão de alto desempenho da marca. A expertise adquirida em competições como o Le Mans Hypercar 9X8 foi aplicada diretamente no projeto, garantindo um modelo com foco total na performance e no prazer de dirigir.

Concorrência e chegada ao mercado
O E‑208 GTi chega para competir com modelos como o Abarth 600e, Renault Alpine A290 e o futuro Mini JCW elétrico. As vendas estão previstas para começar no final de 2025, com preços estimados na faixa dos £35.000 (~R$ 200 mil) no mercado europeu.

O retorno de um ícone
Com o E‑208 GTi, a Peugeot traz de volta o espírito irreverente, ágil e esportivo que fez história com o 205 GTi. Agora, em um pacote 100% elétrico, o modelo promete conquistar tanto os fãs da velha guarda quanto um novo público entusiasta de tecnologia e sustentabilidade.