Primeiro carro elétrico com câmbio manual chega ao Brasil por menos de R$ 100 mil

O modelo é o JMEV EV3, um compacto chinês que deve movimentar o mercado, principalmente entre autoescolas e motoristas em formação.

Elétrico com marcha e pé de embreagem? Sim!

O EV3 será o primeiro carro elétrico do mundo com câmbio manual funcional. Ele tem pedal de embreagem, cinco marchas e toda a experiência de um carro a combustão, mas com emissão zero.
Isso é possível graças a uma tecnologia desenvolvida pela E-Motors, que simula a troca de marchas em tempo real mesmo com propulsão elétrica.

Ideal para autoescolas

A grande sacada está no público-alvo: autoescolas. O modelo permitirá que novos condutores aprendam a dirigir com câmbio manual, como exige a legislação brasileira, mas usando um carro 100% elétrico e mais barato de manter.

Divulgação

Preço abaixo de R$ 100 mil

Com lançamento previsto ainda para 2025, o EV3 chega com preço abaixo de R$ 100 mil, tornando-se um dos elétricos mais acessíveis do país.
A produção será nacional, com montagem na cidade de Jaguaré (ES), usando o sistema SKD (Semi Knocked Down), ou seja, montagem local de veículos importados desmontados.

Especificações do EV3

  • Motor elétrico de 67 cv
  • Autonomia de até 300 km (ciclo chinês)
  • Câmbio manual de 5 marchas com embreagem real
  • Velocidade máxima: 102 km/h
  • Tamanho compacto: 3,72 m de comprimento
  • Peso: 1.060 kg

Equipamentos de série

Mesmo sendo um carro acessível, o EV3 não economiza nos equipamentos:

  • Câmera 360°
  • Rodas de liga leve aro 15
  • Freios a disco nas quatro rodas
  • Controle de tração e estabilidade
  • Frenagem autônoma de emergência
  • Central multimídia de 10”
  • Faróis de LED
  • Fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis

Vem mais por aí

Além da versão com câmbio manual, a E-Motors já estuda trazer uma versão automática do EV3 e também importar o EV2, um modelo ainda mais compacto para uso urbano.

O JMEV EV3 marca uma revolução no mercado de carros elétricos do Brasil: é o primeiro com câmbio manual, tem produção nacional, foco em formação de motoristas e preço abaixo dos concorrentes.
É elétrico, acessível e diferente de tudo que você já viu.