Salão de Xangai 2025: veja os carros e tecnologias que chegarão ao Brasil

Salão de Xangai 2025: veja os carros e tecnologias que chegarão ao Brasil

O Salão do Automóvel de Xangai 2025, que se encerra em 2 de maio, consolidou-se como um dos eventos mais importantes do setor automotivo global. Com forte presença de montadoras chinesas e parcerias internacionais, o evento revelou novidades que em breve estarão nas ruas brasileiras — com foco em eletrificação, conectividade e novas gerações de modelos consagrados.

A seguir, veja os principais destaques que impactarão diretamente o mercado automotivo brasileiro.

BYD aposta na expansão e traz novo SUV híbrido

A gigante chinesa BYD apresentou as reestilizações dos modelos Dolphin e Song Pro, já vendidos no Brasil. Também anunciou o Denza D5, SUV híbrido que marcará a estreia da submarca Denza no país. A marca ainda confirmou planos de produzir uma nova picape abaixo da Shark na fábrica de Camaçari (BA).

GWM confirma nova geração do Haval H6 e picape Poer

A GWM anunciou que a nova geração do Haval H6 começará a ser produzida no Brasil entre julho e setembro de 2025, na planta de Iracemápolis (SP), inicialmente em regime SKD e depois CKD. A marca também trará a picape Poer, com versão diesel, e prepara a importação do SUV Wey 07.

Leapmotor: SUVs elétricos premium confirmados

Agora controlada pela Stellantis, a Leapmotor confirmou a chegada dos SUVs elétricos B10 e C10. Com porte semelhante ao Jeep Compass e Commander, os modelos prometem alta tecnologia, condução semiautônoma e acabamento refinado, reforçando o portfólio de elétricos premium no Brasil.

Chevrolet aposta em SUVs elétricos com Wuling

A Chevrolet revelou dois SUVs elétricos desenvolvidos em parceria com a Wuling: Captiva e Spark. Ambos serão importados e têm lançamento previsto entre maio e junho de 2025 no Brasil, reforçando a atuação da marca no segmento de elétricos compactos e acessíveis.

Nissan prepara nova geração da Frontier

A nova Nissan Frontier, completamente repaginada, será produzida no México e chegará ao Brasil em 2026. O modelo trará inovações em design e motorização, atualizando a picape para enfrentar rivais como Hilux e Ranger.

Volkswagen trabalha em nova Amarok com base chinesa

A Volkswagen, em parceria com a chinesa SAIC, está desenvolvendo uma nova picape baseada na Maxus, que dará origem à próxima geração da Amarok. O projeto de design será conduzido pelo Centro de Estilo da VW em São Bernardo do Campo (SP), com foco no gosto do consumidor brasileiro.

CAOA vai produzir a Chery Himla no Brasil

A CAOA confirmou a produção da picape Chery Himla em Anápolis (GO), com motorização híbrida plug-in a diesel. O nome pode ser alterado para o mercado brasileiro, mas o modelo já está nos planos da marca.

JAC Motors apresenta picape híbrida e sedã de luxo com Huawei

A JAC revelou a Hunter híbrida plug-in com 523 cv e autonomia elétrica de 100 km, prevista para o Brasil em 2026. Também surpreendeu com o sedã de luxo Maextro S800, feito em parceria com a Huawei, disponível em versões 100% elétricas ou com extensor de autonomia, com potências de até 1.006 cv.

Omoda Jaecoo mostra o híbrido C5

A nova marca Omoda Jaecoo, já em operação no Brasil, exibiu o crossover híbrido C5, que será comercializado no país em breve, reforçando o portfólio de SUVs eletrificados acessíveis.

Em resumo

O Salão de Xangai 2025 deixou claro que o futuro do setor automotivo é eletrificado, conectado e cada vez mais globalizado. Marcas chinesas e tradicionais estão prontas para disputar espaço no mercado brasileiro com SUVs, picapes e sedãs cheios de tecnologia e novas soluções de mobilidade.

A chegada desses modelos ao Brasil representa uma nova fase da indústria automotiva nacional — mais moderna, eficiente e alinhada às exigências do consumidor atual.