Suzuki e‑Vitara é flagrado em Goiás e pode marcar retorno da marca ao Brasil com SUV elétrico
O novo Suzuki e‑Vitara foi flagrado em testes no interior de Goiás, mais precisamente na cidade de Catalão, sugerindo que o inédito SUV elétrico pode estar prestes a ser lançado no Brasil.

O modelo, que adota um visual robusto e plataforma 100% elétrica, representa uma nova fase da Suzuki em sua estratégia de eletrificação global — e pode marcar a retomada da marca japonesa em nosso mercado.
Em Catalão, a terra da HPE, representante nacional da marca japonesa e de sua conterrânea Mitsubishi, um exemplar do Novo Suzuki E-Vitara foi visto por @matheus_ulhoa, seguidor do @abandonasptobr.

Plataforma e desenvolvimento global
Construído sobre a nova base Heartect‑e, o e‑Vitara é um projeto nascido elétrico (born-electric), desenvolvido para atender aos principais mercados mundiais. A produção será feita na Índia, na planta de Gujarat, com foco em exportação para Europa, Japão e, possivelmente, América Latina.
As dimensões revelam um SUV médio compacto:
- Comprimento: 4,275 m
- Largura: 1,80 m
- Entre-eixos: 2,70 m
O porte é comparável ao de rivais como o Hyundai Creta EV e o BYD Yuan Plus.

Versões, potência e autonomia
O novo e‑Vitara contará com três opções de motorização, todas com baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) fornecidas pela BYD:
Versão | Bateria | Potência combinada | Tração |
---|---|---|---|
Entry | 49 kWh | 106 kW (144 cv) | Dianteira (FWD) |
Intermediária | 61 kWh | 128 kW (174 cv) | Dianteira (FWD) |
Topo de linha | 61 kWh | 172 kW + 48 kW (184 cv) | Integral (AWD - ALLGRIP‑e) |
A autonomia estimada na versão de 61 kWh pode ultrapassar os 500 km em ciclo global, colocando o modelo entre os SUVs elétricos com maior alcance do mercado.
Visual moderno e equipamentos de destaque
O design segue uma linguagem futurista, com:
- Faróis em LED no formato de “V”
- Para-lamas encorpados
- Rodas aro 18 ou 19 polegadas
- Maçanetas traseiras integradas à coluna C
No interior, o modelo traz um painel minimalista com telas integradas (central multimídia + cluster digital), volante de base reta, carregador por indução, ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico, além de:
- Câmeras 360° com sensores de estacionamento
- Seis airbags
- Pacote ADAS com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma e assistente de faixa

e‑Vitara no Brasil: o que esperar?
A presença do carro em testes com placas verdes (de carro elétrico) em Goiás indica que a Suzuki, representada pela HPE por aqui, já trabalha na homologação do modelo. Isso sugere um possível lançamento entre 2025 e 2026.
Pontos a favor:
- Versões com boa autonomia e tração integral elétrica (AWD)
- Design atraente e moderno
- Equipamentos de ponta e pacote de segurança completo
Desafios:
- Preço final pode ser afetado por impostos e câmbio
- Infraestrutura de recarga ainda em expansão no Brasil
- Reposicionamento da marca após anos fora do país
Estima-se que o preço no Brasil fique entre R$ 180 mil e R$ 210 mil, o que o colocaria entre os concorrentes diretos como BYD Yuan Plus, GWM Ora 03 e Volvo EX30.
O flagra do Suzuki e‑Vitara no Brasil sinaliza que a marca está se preparando para retomar espaço no mercado nacional, agora com uma proposta totalmente elétrica, moderna e alinhada com as tendências globais.
Se chegar com preço competitivo e bom suporte de pós-venda, o e‑Vitara pode se tornar um dos SUVs elétricos mais interessantes do segmento.