Suzuki e‑Vitara é flagrado em Goiás e pode marcar retorno da marca ao Brasil com SUV elétrico

O novo Suzuki e‑Vitara foi flagrado em testes no interior de Goiás, mais precisamente na cidade de Catalão, sugerindo que o inédito SUV elétrico pode estar prestes a ser lançado no Brasil.

Suzuki e‑Vitara é flagrado em Goiás e pode marcar retorno da marca ao Brasil com SUV elétrico
Foto: @matheus_ulhoa

O modelo, que adota um visual robusto e plataforma 100% elétrica, representa uma nova fase da Suzuki em sua estratégia de eletrificação global — e pode marcar a retomada da marca japonesa em nosso mercado.

Em Catalão, a terra da HPE, representante nacional da marca japonesa e de sua conterrânea Mitsubishi, um exemplar do Novo Suzuki E-Vitara foi visto por @matheus_ulhoa, seguidor do @abandonasptobr.

Foto: @matheus_ulhoa

Plataforma e desenvolvimento global

Construído sobre a nova base Heartect‑e, o e‑Vitara é um projeto nascido elétrico (born-electric), desenvolvido para atender aos principais mercados mundiais. A produção será feita na Índia, na planta de Gujarat, com foco em exportação para Europa, Japão e, possivelmente, América Latina.

As dimensões revelam um SUV médio compacto:

  • Comprimento: 4,275 m
  • Largura: 1,80 m
  • Entre-eixos: 2,70 m

O porte é comparável ao de rivais como o Hyundai Creta EV e o BYD Yuan Plus.

Foto: Suzuki

Versões, potência e autonomia

O novo e‑Vitara contará com três opções de motorização, todas com baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) fornecidas pela BYD:

VersãoBateriaPotência combinadaTração
Entry49 kWh106 kW (144 cv)Dianteira (FWD)
Intermediária61 kWh128 kW (174 cv)Dianteira (FWD)
Topo de linha61 kWh172 kW + 48 kW (184 cv)Integral (AWD - ALLGRIP‑e)

A autonomia estimada na versão de 61 kWh pode ultrapassar os 500 km em ciclo global, colocando o modelo entre os SUVs elétricos com maior alcance do mercado.

Visual moderno e equipamentos de destaque

O design segue uma linguagem futurista, com:

  • Faróis em LED no formato de “V”
  • Para-lamas encorpados
  • Rodas aro 18 ou 19 polegadas
  • Maçanetas traseiras integradas à coluna C

No interior, o modelo traz um painel minimalista com telas integradas (central multimídia + cluster digital), volante de base reta, carregador por indução, ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico, além de:

  • Câmeras 360° com sensores de estacionamento
  • Seis airbags
  • Pacote ADAS com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma e assistente de faixa
Foto: Suzuki

e‑Vitara no Brasil: o que esperar?

A presença do carro em testes com placas verdes (de carro elétrico) em Goiás indica que a Suzuki, representada pela HPE por aqui, já trabalha na homologação do modelo. Isso sugere um possível lançamento entre 2025 e 2026.

Pontos a favor:

  • Versões com boa autonomia e tração integral elétrica (AWD)
  • Design atraente e moderno
  • Equipamentos de ponta e pacote de segurança completo

Desafios:

  • Preço final pode ser afetado por impostos e câmbio
  • Infraestrutura de recarga ainda em expansão no Brasil
  • Reposicionamento da marca após anos fora do país

Estima-se que o preço no Brasil fique entre R$ 180 mil e R$ 210 mil, o que o colocaria entre os concorrentes diretos como BYD Yuan Plus, GWM Ora 03 e Volvo EX30.

O flagra do Suzuki e‑Vitara no Brasil sinaliza que a marca está se preparando para retomar espaço no mercado nacional, agora com uma proposta totalmente elétrica, moderna e alinhada com as tendências globais.

Se chegar com preço competitivo e bom suporte de pós-venda, o e‑Vitara pode se tornar um dos SUVs elétricos mais interessantes do segmento.