Toyota afirma: “Um carro elétrico polui tanto quanto três híbridos”, veja
Em meio ao avanço dos carros elétricos ao redor do mundo, a Toyota reacende o debate sobre sustentabilidade automotiva.

Akio Toyoda, presidente do conselho da montadora japonesa, fez uma declaração polêmica: “Um carro elétrico polui tanto quanto três híbridos”, especialmente em países cuja matriz energética ainda é altamente dependente de combustíveis fósseis, como o Japão.
A crítica de Toyoda aos elétricos
Segundo o executivo, se o Japão tivesse vendido 9 milhões de carros elétricos nos últimos anos — em vez dos híbridos comercializados — as emissões de carbono teriam aumentado significativamente. Isso se deve ao fato de que grande parte da energia elétrica japonesa vem de fontes térmicas, como gás e carvão.
Toyoda destaca que é essencial olhar para o ciclo completo de carbono, ou seja, desde a produção do veículo e das baterias até a fonte de energia usada para abastecê-lo. Nesse cenário, os híbridos, que combinam motor a combustão com motor elétrico, se tornam uma opção mais eficiente em termos de emissão de gases poluentes, principalmente nos mercados em desenvolvimento.

A estratégia multitecnológica da Toyota
Ao contrário de outras montadoras que estão investindo exclusivamente nos veículos elétricos a bateria (BEVs), a Toyota segue uma estratégia diversificada, apostando em diferentes tecnologias:
- Híbridos (HEVs)
- Híbridos Plug-in (PHEVs)
- Elétricos a bateria (BEVs)
- Células a hidrogênio (FCEVs)
Essa abordagem visa atender às necessidades específicas de cada país, levando em conta infraestrutura de recarga, custo energético, hábitos de consumo e políticas ambientais.

Híbridos como solução imediata
Desde o lançamento do Prius, em 1997, a Toyota já vendeu mais de 27 milhões de veículos híbridos no mundo. Essa tecnologia tem se mostrado uma alternativa viável e eficiente para reduzir emissões sem depender totalmente da eletrificação da frota.
No Brasil, por exemplo, modelos como o Corolla Hybrid Flex e o Corolla Cross Hybrid se destacam não apenas pelo baixo consumo de combustível, mas também por oferecerem isenção de IPVA em estados como São Paulo, graças às emissões reduzidas.
O futuro segundo a Toyota
Toyoda acredita que a transição para veículos totalmente elétricos deve ser gradual e estratégica. A empresa continua investindo em novos modelos elétricos — como a linha Toyota bZ — mas sem abrir mão de seu foco nos híbridos e no hidrogênio.

A montadora reforça que a escolha da melhor tecnologia não é universal, e sim regional. Em países com energia renovável abundante, os elétricos são mais vantajosos. Já em locais cuja eletricidade é suja, os híbridos ainda são mais sustentáveis.
A declaração de Akio Toyoda reacende o debate sobre o verdadeiro impacto ambiental dos carros elétricos. Ao considerar a geração de energia e a pegada de carbono total, a Toyota defende que os híbridos ainda desempenham um papel fundamental na redução das emissões globais.
A montadora japonesa mostra que a transição para uma mobilidade limpa não depende apenas de trocar o combustível, mas de entender toda a cadeia de produção e consumo. Por ora, o híbrido ainda é o caminho mais limpo em muitos países — e essa visão pode ajudar a guiar políticas públicas e escolhas de consumo mais conscientes.