Varejo em setembro: VW Tera estreia no top 5 e Hyundai Creta mantém liderança

O mercado automotivo brasileiro fechou setembro de 2025 com 231.370 emplacamentos de carros e comerciais leves, sendo quase 48% concentrados no varejo. A Fiat retomou a liderança após três meses, com 15% de participação, seguida de perto pela Volkswagen (14,52%) e pela Chevrolet (9,76%). Logo atrás, Toyota (8,67%) e Hyundai (8,52%) completaram o ranking.
Creta imbatível e Polo na cola
Com 83,6% de suas vendas no varejo, o Hyundai Creta foi novamente o carro mais vendido do país, mantendo a primeira posição pelo 4º mês seguido. O Volkswagen Polo ficou logo atrás, com 4.542 unidades, enquanto o Toyota Corolla Cross (4.122) repetiu o 3º lugar de agosto, superando por pouco o Chevrolet Onix (4.026).
A grande novidade do mês foi o Volkswagen Tera, que alcançou 3.916 emplacamentos e apareceu pela primeira vez entre os cinco carros mais vendidos.
Tiggo 7 domina no varejo, Argo e HB20 dependem das vendas diretas
O Caoa Chery Tiggo 7 mostrou força no varejo, com quase 94% das unidades vendidas diretamente ao consumidor, sendo o modelo menos dependente de frotistas no top 10. Já Fiat Argo e Hyundai HB20 tiveram mais de 60% das vendas atreladas a faturamento direto, revelando forte presença no mercado de empresas e locadoras.
Elétricos em ascensão
Entre os eletrificados, o BYD Dolphin Mini foi destaque com 3.067 unidades, mais de 90% no varejo. Já Jaecoo 7 (740) e GAC GS4 (374) registraram vendas 100% no canal direto ao consumidor. No segmento de sedãs, o Toyota Corolla liderou com 1.946 emplacamentos. Setembro também marcou a estreia do GWM Haval H9, que iniciou as vendas com 223 unidades.
Comerciais leves: Strada e Toro no topo
No setor de picapes e utilitários, a Fiat manteve a hegemonia. A Strada liderou com 3.785 unidades, seguida pela Toro (2.237). A disputa pela 3ª posição foi acirrada: a Ford Ranger (2.160) superou a Toyota Hilux (2.013). No top 5, destaque ainda para a Mitsubishi Triton (791), que ficou à frente da Chevrolet Montana (498) e da S10 (436). A Ford Maverick (366) se consolidou entre as principais do mês.
Cenário competitivo
A chegada do VW Tera ao top 5 mostra que o mercado segue dinâmico, com espaço para novos modelos. Ao mesmo tempo, a liderança consistente do Hyundai Creta reforça a força dos SUVs compactos entre consumidores de varejo.
Com as marcas equilibrando estratégias entre varejo e vendas diretas, setembro reforçou tendências de consumo e abriu caminho para uma disputa ainda mais acirrada no fim de 2025.